Os 8 Maiores Chefões dos Games de Todos Os Tempos

Os chefes mais assustadores da história dos videogames.

game-over-pac-man
Photo by Sigmund / Unsplash

O que seria de uma boa campanha de vídeo game sem seu grande e poderoso vilão? Um grande “boss” é responsável por trazer adrenalina, emoção e desafios em uma boa história de vídeo game. Ao longo dos anos diversos lançamentos foram consagrados e marcaram sua geração devido a uma vilania de qualidade compondo a campanha. Vamos relembrar alguns dos maiores chefões que fizeram história e consagraram a cultura geek para sempre. Selecionamos 08 dos maiores e melhores vilões para relembrarmos aqui.


Ornstein-smough

8 - Ornstein e Smough – Dark Souls

Em oitava posição, temos Dragon Slayer Ornstein & Executioner Smough são dois dos chefões mais durões da história. Com seus estilos de luta complementares, eles podem ser muito difíceis de serem derrotados. No entanto, é possível vencê-los com um amigo ajudando-o. Bastante complexa, essa disputa envolve dois chefes em simultâneo e exige reflexos e coordenação do jogador para dominar o campo de batalha. Conseguir fugir de seus ataques, que diferem entre si, é a chave para derrotar os vilões.


Senator-Armstrong

7 - Senator Armstrong - Metal Gear Solid Rising: Revengeance

O senador Armstrong é o chefe final do jogo Metal Gear Rising: Revengeance e fará com que você deseje nunca ter posto seus olhos nele. A melhor coisa a fazer com este chefe é ser paciente, derrubar sua saúde e esperar até a segunda metade da batalha antes de lançar seu ataque final. É muito mais confortável dessa maneira.

Steven Armstrong chama a atenção por ser, enquanto político, a mente por trás da World Marshal Inc., uma companhia militar privada. Ex fuzileiro naval que inclusive planejava concorrer às eleições de 2020 para assumir o cargo de presidente dos EUA, realizou barbaridades hediondas, raptando crianças e transplantando seus cérebros para ciborgues, que seriam então treinados para se tornarem soldados de elite.


Mike-Tyson-in-boxing-ring-nintendo-punch-out

6 - Mike Tyson - Punch-Out!!

Ocupando a sexta posição do nosso ranking temos Mike Tyson é um dos boxeadores de aparência mais aterrorizante da história. Com seus músculos avantajados e rosto assustadoramente marcado, é difícil não se sentir intimidado por este boxeador! Portanto, foi natural para a Nintendo incluí-lo como o chefe final em seu jogo de boxe Punch-Out!! O interessante deste personagem é que compartilha tanto o mundo dos games como a vida real, por ser um dos maiores boxeadores da história do esporte.


Sephiroth

5 – Sephiroth – Final Fantasy

Sephiroth é o principal antagonista e um dos principais vilões no universo de Final Fantasy. O vilão figura como arqui-inimigo de Cloud Strife - sendo retratado como um símbolo de seu passado conturbado que assombra Cloud. Tendo um perfil frio, calculista e profissional, Sephiroth conquistou uma reputação de respeito entre os chefões do universo Geek.

Sephiroth possuía força sobre-humana, velocidade, agilidade, resistência e reflexos apurados. Ele é um mestre espadachim e pode atacar mais rápido do que o olho humano possa ver, cortando metal sólido e concreto. Ainda adquiriu a habilidade de se teletransportar e um de seus maiores poderes consiste em invocar anjos para ceifar a vida de seus inimigos.

O personagem também consegue empoderar sua espada, gerar escudos e rajadas de energia, e até diminuir o tempo de seus oponentes. Ele pode canalizar a energia para o solo para liberar uma onda de choque. Dados tantos poderes, não fica difícil compreender por que o vilão está entre um dos mais memoráveis da cultura gamer.


Órfão-de-Kos-cara

4 - Órfão de Kos – Bloodborne

Bloodborne é um RPG de ação lançado mundialmente no PlayStation 4 em 2015. O jogo narra a história de um caçador que viaja para Yarnham, uma cidade gótica da era vitoriana cujos habitantes estão infectados com uma doença anormal transmitida pelo sangue.

Órfão de Kos é um boss mais difícil em Bloodborne. Bastante agressivo, o chefão aplica uma abordagem que pega muitos jogadores completamente desprevenidos. Depois de ficar cara a cara com o Órfão de Kos, você se deparará com uma série de ataques próximos e amplos, então quanto mais cedo se aprende seu estilo de batalha, melhores chances se tem contra o vilão.

Uma dica para derrotar o tão temível Boss é ficar à esquerda dele, pois a maioria de seus ataques vem da direita. Outra dica é insistir em dar um passo para trás quando ele pular em sua direção, pois manter a distância e usar um backstab será recompensado a longo prazo.


nemesis-screaming

3 – Nemesis - Resident Evil 3

Um dos jogos mais memoráveis da história tem um dos vilões mais aterrorizantes e intimidadores já inventados. Nemesis é o chefão da campanha de Resident Evil 3, um inimigo que foi desenvolvido como uma homenagem ao Tyrant, chefão de Resident Evil 2.

Você o encontrará várias vezes durante todo o jogo enquanto o vilão persegue a protagonista Jill Valentine. Ele dificulta toda sua jogabilidade aparecendo em momentos mais inusitados da campanha proporcionando bons sustos e combates. Ele estará ao lado seu mais assustador e perigoso na batalha final do boss.

O chefão é uma arma biológica criada pela Umbrella com traços do T-Vírus junto ao parasita NE-Alpha o que dá uma certa inteligência artificial, já que o NE-Alpha controla o Sistema Nervoso de uma vítima dando habilidades ao Nemesis de usar armas, regeneração celular e obedecer a ordens (nesse caso, matar todos os membros do S.T.A.R.S. já que eles eram os únicos que sabiam a verdade sobre a Umbrella e o ocorrido na Mansão Spencer, acontecimentos do primeiro jogo).

O chefão tem um rosto bastante apavorante, sem lábios com os dentes aparentes e um porte físico bastante forte. Possui força e velocidade sobre-humanas. Resident Evil 3 foi um sucesso graças ao destaque de Nemesis.


Pyramid-head-olhando-baixo

2 - Pyramid Head - Silent Hill

Um dos chefões favoritos aqui da Galáxia Gamer, sem dúvidas, é o cabeça de pirâmide, vilão encontrado em Silent Hill 2 e Silent Hill homecoming, com uma versão um pouco mais evoluída.

Diferente dos demais chefões, este se destaca por ser bastante atípico. Sua existência é lúdica e interpretativa. Consiste em ser uma espécie de executor que pune o psicológico dos personagens principais de sua campanha.

O Pyramid Head (ou Pyramid red) tem um visual bastante diferente. Possui uma espécie de capacete de ferro em formato de pirâmide (por isso o nome) que esconde todo seu rosto e parece ser bastante desconfortável, como um elemento de tortura constante para o personagem. Carrega uma espécie de facão, sua arma para executar e punir os personagens.

O personagem vaga pela cidade de Silent Hill aparecendo em momentos inusitados para atormentar o protagonista e matar as pessoas que são importantes para o mesmo. O chefão nunca conseguiu ser derrotado pelo jogador. Isso mesmo! Em Silent Hill 2 o boss suicida depois de uma batalha e em Homecoming ele não tem um fim definitivo. Isso é pensado para criar a ideia de que o vilão está além da capacidade humana de ser contido.

O que torna esse vilão tão memorável, além de seus trajes e personalidade assustadora e cruel, é seu sentido ambíguo! Não se sabe ao certo se o vilão de fato existe ou se é fruto da imaginação dos personagens como uma espécie de culpa e punição por seus pecados.


Albert-Wesker-fechar-se

1 - Albert Wesker – Resident Evil

E na primeira posição não poderia ser outro chefão! O mais temível da franquia e muito conhecido no universo geek! O chefe e agente da Umbrella Corporation Albert Wesker. Foi um talentoso virologista notório por seu trabalho com grupos afiliados ao mercado negro de armas biológicas.

O vilão existe desde o primeiro jogo da franquia, lançado em 1996 e apareceu desde então em inúmeras sequências, sem perder o posto de vilão principal. Ganhou suas habilidades sobre-humanas devido a uma mutação causada por um vírus. Wesker possui super agilidade, força, velocidade, capacidade regenerativa e consegue sofrer mutação física para uma forma monstruosa, onde tem aparição mais explorada em Resident Evil 5.

O vilão se destaca por sua inteligência e visual de personalidade, sempre usando um sobretudo e óculos escuros, sua marca registrada. Derrotar o vilão exige muita determinação e paciência pois seus golpes são letais e sua agilidade dificulta uma vantagem no combate.

Um dos mais favoritos entres os fãs de Resident Evil, Wesker fez história na cultura geek sendo até hoje um dos chefões mais amados e odiados dentre todos que existem!


Conclusão

Diversos vilões marcaram a cultura Geek, seja por seus feitos, seja por sua força ou aparência, seja por sua repercussão. O fato é que sem um bom chefão não existe uma boa história e nós aqui do Galáxia Gamer amamos um bom enredo gamer. Escolha algum desses chefões e se aventure em alguma dessas campanhas pra ter essa experiência eletrizante.

Você vai gastar muito tempo tentando derrotar esses chefes e precisará de uma boa cadeira. Veja o nosso artigo sobre as melhores cadeiras gaming.